A lenda pop dos Monkees


Acabei de ler Monkee Business: The Revolutionary Made-for-TV Band, escrito por Eric Lefcowitz. É uma das mais ricas lendas da história da música pop. A história começa quando dois cineastas americanos (Bob Rafelson e Bert Schneider) decidiram em 1964 produzir filmes independentes e autorais fora dos padrões de Hollywood.


Para financiar esse projeto, eles aproveitaram a beatlemania para criar uma série sobre uma banda pop imaginária chamada The Monkees. Quatro jovens que não se conheciam foram escolhidos por concurso  e assumiram os papéis. As canções eram compostas e gravadas por músicos profissionais e dois dos monkees apenas colocavam suas vozes. Nas filmagens da série, eles dublavam e fingiam que tocavam os instrumentos.


Resumindo: a série Os Monkees foi um enorme sucesso. Os discos que eles lançaram iam para o topo das paradas e permaneciam lá. Um dia os rapazes se revoltaram e resolveram tocar em público. Funcionou.  Logo eles estavam circulando por Londres com os Beatles. Jimi Hendrix abria os shows Monkees.

Com o sucesso vertiginoso vieram as drogas e o inchaço dos egos. A queda foi tão rápida quanto a ascensão. Hoje são lembrados com muito carinho como pioneiros de uma arte pop artificial, mas efetiva e duradoura. Eles ainda deixaram uma obra prima do cinema anarquista e psicodélico: Head ("Os Monkees Estão à Solta", em Português), com roteiro de um muito jovem Jack Nicholson e direção de Bob Rafelson, um dos criadores da lenda. Aqui você pode assistir o filme na íntegra (sem legendas):




Comentários

Anônimo disse…
Walter disse:

Superinteressante. Eu assistia quando guri e sempre achei que era uma banda de verdade. Foi pena que não estivessem preparados para a fama. Obrigado pela matéria.

Postagens mais visitadas