12,8 voltas ao redor do mundo - e contando


Juntando anotações aqui e ali, registrei praticamente todos as 507 viagens de avião que fiz na vida. Esses dados já estavam numa planilha. Há algum tempo descobri um ótimo site para transferir esses registros: o Flight Diary. Você preenche os formulários, e o FD faz o resto. E assim descobri números interessantes sobre minha vida no ar.

Viajei até agora 510.754 km - o que equivale, segundo o Flight Diary a 12,8 vezes a volta ao mundo. Para uns é muito, para outros é pouco. No total, são 787 horas no ar (que equivalem a 32 dias). Foram de 3 anos só de ligação semanal entre São Paulo e Rio a serviço da extinta rede Manchete de televisão na década de 1980.

Durante esse período, a Ponte Aérea era monopólio de uma única empresa (a Varig). Que por sua vez usava um único modelo, os Lockheed Electra L-188. Voei tanto de Electra que reconhecia os detalhes de seus 13 aparelhos. Em dois deles havia uma "sala de estar" no fundo do corredor. O Electra foi o último avião com personalidade na aviação comercial brasileira. Depois ficaram todos iguais.



Por causa da Ponte Aérea São Paulo - Rio, mais da metade dos meus vôos (252) foi a bordo de um Electra. No total, viajei em 41 modelos diferentes de avião, incluindo todos os Boeings, do 707 ao 777. Falta o novíssimo 787. (Faltou também o Concorde, claro). Embarquei em voos de 21 empresas diferentes. Conheci 61 aeroportos, em 3 continentes. Os mais distantes: Queenstown (Nova Zelândia) e Bergen (Noruega). 

Continuarei a alimentar o Flight Diary sempre que viajar, claro. Um resumo atualizado das minhas estatísticas aéreas já está disponível neste blog. Para fazer seu próprio registro (gratuito) no Flight Diary clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas