12,8 voltas ao redor do mundo - e contando
Juntando anotações aqui e ali, registrei praticamente todos as 507 viagens de avião que fiz na vida. Esses dados já estavam numa planilha. Há algum tempo descobri um ótimo site para transferir esses registros: o Flight Diary. Você preenche os formulários, e o FD faz o resto. E assim descobri números interessantes sobre minha vida no ar.
Viajei até agora 510.754 km - o que equivale, segundo o Flight Diary a 12,8 vezes a volta ao mundo. Para uns é muito, para outros é pouco. No total, são 787 horas no ar (que equivalem a 32 dias). Foram de 3 anos só de ligação semanal entre São Paulo e Rio a serviço da extinta rede Manchete de televisão na década de 1980.
Durante esse período, a Ponte Aérea era monopólio de uma única empresa (a Varig). Que por sua vez usava um único modelo, os Lockheed Electra L-188. Voei tanto de Electra que reconhecia os detalhes de seus 13 aparelhos. Em dois deles havia uma "sala de estar" no fundo do corredor. O Electra foi o último avião com personalidade na aviação comercial brasileira. Depois ficaram todos iguais.
Por causa da Ponte Aérea São Paulo - Rio, mais da metade dos meus vôos (252) foi a bordo de um Electra. No total, viajei em 41 modelos diferentes de avião, incluindo todos os Boeings, do 707 ao 777. Falta o novíssimo 787. (Faltou também o Concorde, claro). Embarquei em voos de 21 empresas diferentes. Conheci 61 aeroportos, em 3 continentes. Os mais distantes: Queenstown (Nova Zelândia) e Bergen (Noruega).
Continuarei a alimentar o Flight Diary sempre que viajar, claro. Um resumo atualizado das minhas estatísticas aéreas já está disponível neste blog. Para fazer seu próprio registro (gratuito) no Flight Diary clique aqui.
Comentários