O último filme de Flavio Del Carlo


Os videos de Flavio Del Carlo (1958-2013) encontraram uma nova casa. 12 dos seus curtas estão hospedados no site Vimeo. A definição dos filmes está muito melhor do que cópias anteriores postadas no YouTube (inclusive por mim mesmo). Participei de duas dessas produções, O Grotão e Tzubra-Tzuma.

Mas a grande atração do site é Trac!, finalizado no seu último ano de vida. Sempre tive um certo receio do que o Delca poderia ter conseguido produzir numa situação de saúde já precária. Mas fiquei muito espantado com a qualidade técnica e criativa desse filme de 10 minutos, a última herança desse grande artista e amigo.


Trac! é baseado num livro de Flavio De Sousa. Mostra o protagonista tendo um pesadelo, que pode não ser exatamente um pesadelo. O personagem enxerga monstros e uma versão maligna de si mesmo. Flavio Del Carlo foi até o fim no seu estilo meio ingênuo e colorido psicodélico. Mas Trac! revela um tom sombrio de paranoia e delírio. Delca nos preparou uma surpresa para o final.


O clima de pesadelo é reforçado pela excelente trilha sonora de Mario Manga. Que lembra muito Frank Zappa. Manga é fã fiel de FZ.


Aqui vai o vídeo  que é dedicado "aos sonhos" de Lucca e Bruna, os filhos de Flavio Del Carlo.


Conheça o site de Flavio Del Carlo no Vimeo clicando aqui.

Comentários

Marli Gonçalves disse…
A gente nunca esquece os amigos verdadeiros, Dagô! Muito menos um como o Flavio ou o Serginho.
Adorei ver esse traço de novo. E você tem razão: só que ele desenhou o espírito zombeteiro que a gente enfrenta todos os dias.
Super obrigada, Marli

Postagens mais visitadas