Em busca do cinema perdido


Eu levo cinema muito a sério. Criei até um método (semi) científico para analisar os filmes que assisto. Hoje eu sei que dos 2.258 filmes que assisti até agora (registrados numa planilha), quase metade foram produzidos nos últimos 23 anos.

Ou seja: ainda tenho muito o que aprender, especialmente com filmes chamados "classicos". Ou seja, antigos. Especialmente os da década de 1950 para trás. Já gastei muito dinheiro para preencher essa falha comprando DVDs. Já gravei muita coisa do antigo Telecine Classic e da TCM. Mas faltava um jeito mais fácil de ter acesso às glorias do passado.

Não falta mais. O YouTube virou uma rica fonte de filmes "completos", especialmente antigos. Agora mesmo estou assistindo a uma jóia noir, The Blue Dahlia, de 1946 (foto).  Numa rápida pesquisa já separei numa playlist as próximas atrações: As You Like It (1936), Lost World (1925), Robin Hood (1922), The Mark of Zorro (1940), Whispering City (1947), Dr Jekyll And Mr Hyde (1920)... A mina parece inesgotável.

Comentários

Janaina Assis disse…
Os filmes antigos pra mim são os melhores,eu madrugava assistindo,no Telecine,eu assistia muito,e o filme que me marcou foi Jezebel com Bette Davis só não sei se o que eu vi foi colorizado,pq só no final ela aparece com o vestido vermelho e Mamãezinha querida com Joan Crawford, já assisti muitos mas me lembro de poucos,deveria ter registrado todos como vc faz!rs
Janaina Assis disse…
Só fazendo uma correção Dagomir sobre o comentário anterior Mamãezinha querida "sobre" Joan Crawford,com a grande Faye Dunaway.Até pq Joan Crawford faleceu em 1977.Sabe como é 03:00 AM e no celular rs...E perdoe o excesso de vírgulas!
Dagomir Marquezi disse…
Eu sei como é editar coisas às 3 da manhã, Janaina...

Postagens mais visitadas