A Segunda Guerra Mundial continua


Estou lendo um romance sobre a Segunda Guerra (Alarm!, de Roberto Muylaert). Visito minha família e meu cunhado está assistindo um documentário sobre a guerra no Pacífico. Volto prá casa, minha mulher está vendo um filme (Homens de Coragem) sobre o drama dos sobreviventes do USS Indianapolis torpedeados pelos japoneses e devorados por tubarões. Eu tinha acabado de ler o excelente The Second World War, pelo historiador britânico Martin Gilbert. O fascínio por uma guerra que eu não vivi parece inesgotável.

Hoje temos outros conflitos acontecendo e outros prestes a explodir. Mas o tempo passa e parece que nada se compara à grandeza dramática da Segunda Guerra. Como todo conflito parece um fútil derramemento de sangue. Mas quem estuda mais a fundo percebe o quando essa guerra foi necessária para interromper a tirania insana dos alemães e japoneses. O resultado é que eles perderam - e são hoje dois dos países mais avançados e civilizados países do mundo.

Vamos completar 72 anos do fim da Segunda Guerra, com toda sua brutalidade, covardia e heroismo. Ela continua viva, presente, servindo de parâmetro para nossas ações e pensamentos em pleno século 21.



Comentários

Postagens mais visitadas