Filmes da minha vida: Top Secret! (1983)


Top Secret! foi escrito, produzido e dirigido pelos criadores de Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu, Jim Abrahams, David Zucker e Jerry Zucker. É um filme tão descompromissado e auto-crítico que existe um momento em que os personagens admitem sutilmente estar num "bad movie". 

E Top Secret! é tão tolinho que tem momentos grandiosos. E se torna uma celebração da arte do cinema e da liberdade de criação. Essa imagem da esquerda, por exemplo. Mostra o grande ator Peter Cushing numa cena extremamente complexa para um filme tão despretensioso. A cena é toda filmada de trás para frente, planejada nos mínimos detalhes para que, em reverso, ela tenha sentido. Era para ser apenas uma piada, mas virou Cinema com C maiúsculo.

O filme marca também a estréia de Val Kilmer, no papel de um clone de Elvis Presley que leva o rock pela primeira vez à antiga Alemanha Oriental (que se parece muito com a Alemanha nazista). Faz parte do enredo um grupo da "resistência" com combatentes usando nomes como "Soufflé", "Mousse au Chocolate", "Latrine", etc.
Quanto mais ingênuas as piadas parecem, mais complexas se revelam na concepção. Como a estátua da pomba gigante na praça onde homens voadores defecam. Ou o túnel clandestino do doutor Flammond. Ou a longa luta num saloon submerso. A caixa de truques do agente da resistência (à direita).  O hino nacional da Alemanha Oriental. Os surfistas-atiradores. A paródia de Lagoa Azul. A destruição da imagem de galã do ator Omar Sharif. A banda de rock de idosos.

Top Secret! está em cartaz no Netflix.


Comentários

Postagens mais visitadas