O guardanapo de Fontanarrosa

Roberto Fontannarosa (1944-2007)

Nos anos 1980 eu fui um dos criadores (com Flávio Del Carlo e Renato Vieira) da revista "alternativa" Boca. Uma espécie de editor internacional, sempre em busca de exemplos de quadrinhos produzidos no chamado Terceiro Mundo. Alguns desses achados foram ridiculamente panfletários.

A melhor dessas descobertas foi o argentino Roberto Fontanarrosa, vulgo El Negro. Ele produzia duas séries engraçadíssimas. A primeira era Inodoro Pereyra, uma gozação ao mítico gaúcho argentino. Mas essa era uma série muito difícil para um brasileiro entender, com sua linguagem típica cheia de gírias locais. 

A segunda série, minha favorita, era Boogie, el Oleoso. Essa série mostrava um personagem mais universal, um policial violento, ligeiramente inspirada pelos filmes iniciais de Clint Eastwood. Entrei em contato com Fontanarrosa e o convidei a visitar São Paulo e o Salão de Piracicaba. O homem era uma máquina de contar piadas e nos divertimos muito. Num dos muitos bares que visitamos com sua esposa e o pessoal da Boca, ele fez essa ilustração baseada mais no meu nome de gangster do que na minha aparência:


Quem quiser conhecer mais sobre Roberto Fontanarrosa na Wikipedia (em espanhol) clique aqui.

Para saber mais sobre a revista Boca clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas