O centenário de um gênio: Helio do Soveral


Hoje, 30 de setembro, Helio do Soveral faria 100 anos de idade. O maior escritor pop do Brasil (nascido em Setúbal, Portugal) foi apagado da memória nacional. E esse apagão "oficial" se confirma ano a ano. Sou testemunha desse descaso há décadas. Para todos os efeitos Helio do Soveral, autor de centenas de livros e roteiros para várias mídias, jamais existiu.

Por isso foi uma ótima surpresa conhecer Leonardo Nahoum, um pesquisador seríssimo que se dedicou a restaurar e produzir uma edição primorosa de um livro inédito de Soveral, "O Segredo de Ahk-Manethon", à venda neste link. Tive a honra de redigir a orelha do livro onde pude descrever um pouco da carreira desse fabuloso escritor, que criou o romance policial brasileiro, foi um dos maiores tradutores de Edgar Allan Poe, divertiu o país com as aventuras do espião KO Durban, educou gerações de adolescentes com coleções juvenis como A Turma do Posto Quatro.

Soveral criou uma obra gigantesca. Que hoje depende de esforços individuais para ser conhecida e divulgada. Leonardo lançou seu livro com todo apoio da filha de Soveral, Anabeli Trigo.

Eu tive o privilégio de encontrar o grande aniversariante de hoje para realizar duas matérias. Uma para a revista Status em 1981, que você pode ler na íntegra aqui. Com o perfil sobre Soveral para a revista VIP de maio/1998 ganhei um premio Abril e tive o prazer de contar com a ilustração de Benício mostrando Helio do Soveral junto de sua criatura, o inigualável KO Durban:

(A matéria para a VIP pode ser lida clicando aqui).

E você pode conhecer também outro incrível talento de Soveral acompanhando os episódios originais de um dos seus maiores sucessos, o Teatro de Mistério, transmitido semanalmente pela Radio Nacional do Rio de Janeiro e conhecido em todo o país. Alguns dos seus episódios, produzidos na década de 1970, estão disponíveis num site próprio com alguns dos episódios. Para ouvir o Teatro de Mistério de Helio do Soveral, clique aqui.

 No dia do seu centenário, Helio do Soveral pode ter a certeza que, se depender dos seus admiradores, jamais será esquecido. A internet está aí para perpetuar o que for possível de seu nome e sua vastíssima obra.




Comentários

Postagens mais visitadas