É Fantástico: a barbárie virou apenas um quadro na parede


Há 34 anos, colaborando para a extinta revista Status, fui até a Paraíba com a fotógrafa Cristina Villares para uma matéria sobre os últimos caçadores de baleias do Brasil. Domingo passado o programa Fantástico, da rede Globo, exibiu uma reportagem sobre a vida atual das baleias jubarte nas costas brasileiras. Mostrou que o antigo matadouro da empresa COPESBRA virou - felizmente - uma ruína. E entrevistou um dos antigos funcionários que matavam baleias minke a serviço dos japoneses.

Esse funcionário mostrou que havia enquadrado minha matéria como lembrança daqueles tristes tempos. Fiquei muito feliz em saber que aquela barbárie hoje é apenas um quadro na parede. Meu envolvimento com essa causa se tornaria muito mais profundo alguns anos depois, nas páginas do O Estado de São Paulo. E hoje as baleias nadam livres no litoral do Brasil.

Para assistir o Fantástico do dia 24/novembro/2019 clique aqui. A matéria sobre as baleias está na marca de 1 hora e 16 minutos. O quadro na parede, 7 minutos depois.

Comentários

Postagens mais visitadas