Na Oeste: a Higienização da Cultura

 


Eu gostaria de escrever menos sobre as trevas que estão se adensando graças à ação de tiraninhos sorridentes e cheios de boa intenção. Mas não consigo parar de falar neles. Justamente porque eles não param de inventar formas cada vez mais esdrúxulas e covardes de controlar a mídia, a cultura e, agora também o passado.

Minha coluna na Oeste desta semana comenta uma lista de filmes "problemáticos" editada pelo site HistoryA2Z. O site em si não é importante, mas o nível de patrulha ideológica a que eles chegaram reflete o perigoso mundo em que vivemos para o futuro da liberdade. Entre outros absurdos, eles praticamente acabam com a arte da interpretação de um ator ou atriz. Personagens trans devem ser interpretados por atores trans, por exemplo. Um homem (ou mulher) não devem fingir, como todo bom profissional, ser outras pessoas.

O mais chocante foi a decisão da Ian Fleming Publications de "comemorar" os 70 anos de criação do personagem James Bond limpando todos os livros de termos que eles consideram racistas ou machistas. É a versão "sanitizada", e o autor Ian Fleming, falecido em 1965, não está aqui para se defender.

Comentários

Postagens mais visitadas