2023: o ano da Inteligência Artificial

 

São Paulo SP

A última capa da revista Oeste para este ano de 2023 é assinada por mim. Foi uma matéria por encomenda, fazendo um balanço da chegada da Inteligência Artificial ao mundo dos leigos. Em 1997 eu tinha uma coluna chamada Inteligência Artificial na revista Info, da editora Abril, mas esse era um tema só para especialistas.

Agora qualquer um pode ter um ChatGPT ou um Co-Pilot à disposição no seu computador ou celular, mesmo que não saiba exatamente para o que serve aquilo. A direção da Oeste me pediu esse apanhado do ano, com algumas orientações. Eles sabem que eu não costumo ter medo de tecnologia.

No início de 2023 eu acompanhei a histeria provocada pelo lançamento do ChatGPT. Tinha gente prevendo nada menos que o fim da humanidade. Por instinto e experiência eu neguei essa possibilidade e a inevitável comparação com os robôs de olhos vermelhos do filme O Exterminador do Futuro. Reafirmei na época: eu temo os humanos, não as máquinas.

Para esse artigo da Oeste eu listei algumas das apreensões trazidas por essa nova era, incluindo a extinção de alguns empregos. Mas sem pânico. Quem quiser ler o artigo, clique aqui.


Imagem: reprodução revista Oeste





Comentários

Postagens mais visitadas