O perigo conveniente

 


São Paulo SP

Não pude ser completamente sincero em meu artigo desta semana para a Oeste. Cada vez que eu tenho que escrever sobre os "perigos da tecnologia" eu ligo o "modo neutralidade" e escrevo frases nas quais não acredito muito. Do tipo "sim, a inteligência artificial" pode se tornar um perigo se não for vigiada por mecanismos de fiscalização.

Não que eu ache essa frase uma mentira. Mas essa preocupação toda me parece um exagero tão conveniente quanto a nunca muito bem explicada pandemia de Covid. O "perigo da tecnologia" para mim é um instrumento para que humanos mal intencionados prossigam sua marcha ditatorial, a "tirania do bem". Eu não caio nessa. Não vejo esse perigo todo na inteligência artificial. E cansei da comparação com os robôs de olhos vermelhos da série Exterminador do Futuro.

Para ler meu artigo na Oeste esta semana, clique aqui. Antes que eu me esqueça: tudo o que se refere aos acontecimentos em Brasília é obra da minha colega e amiga Rute Moraes.

Comentários

Postagens mais visitadas