Viaje de Trem: Rio Grande da Serra

 

São Paulo SP Brasil

O estado de São Paulo já teve a maior rede ferroviária do Brasil. E a melhor. Companhias disputavam o mercado, o passageiro tinha muitas opções.

Nem é preciso dizer que tudo isso acabou para os passageiros. Num dos atos mais estúpidos da história do Brasil, os trens de passageiros foram sendo aniquilados um por um para que as rodovias ocupassem todos os espaços.

Mas sobraram alguns trechos. Eu mesmo já escrevi duas matérias sobre a Vitória-Minas, administrada pela Vale. Com meu amigo Ricardo Dias, eu fiz duas viagens ao redor de São Paulo - uma para Jundiaí, outra para Mogi das Cruzes. 

Hoje me aventurei sozinho pelo caminho que leva a Rio Grande da Serra, no extremo sudeste da cidade. Parti da estação Tamandateí, passei pelas estações Santo André, São Caetano, Ribeirão Pires e fui até o terminal em Rio Grande da Serra.

Fiquei surpreso com a qualidade do serviço da CPTM. O trem (de fabricação espanhola) é muito bom (para um serviço de subúrbio), a atenção com o passageiro muito grande, as informações são precisas. É um respeito que aponta uma possível nova era. O governo do estado já anunciou o início das obras para Campinas e planos de chegar até Santos. Torço muito por isso.



Comentários

Postagens mais visitadas