Curtindo cinema adoidado


Com a doideira do trabalho no Rio e gripe que me derrubou, esqueci de prestar aqui minha homenagem ao John Hughes, o cineasta falecido tão prematuramente na semana passada. Hughes fazia "filmes fúteis". E daí? Vi Antes Só que Mal Acompanhado (com Steve Martin e John Candy) um monte de vezes. Uncle Buck (também com John Candy) tem uma toque muito sentimental. Esqueceram de Mim virou uma escola de cinema familiar.

Mas na minha opinião sua obra definitiva continua sendo Ferris Bueller's Day Off (Curtindo a Vida Adoidado). Foi o filme que lançou Matthew Broderick para o estrelato, em 1986. Virou também o padrão pelo qual outros filmes de adolescentes passaram a ser medidos. Tem o inesquecível Jeffrey Jones vivendo um diretor de escola que se sente o senhor do Universo. Posso parecer exagerado, mas acho que é um dos filmes mais bem dirigidos que eu já assisti - e olha que minha lista não é pequena. Ferris Bueller's tem uma exatidão de movimentos de câmeras e atores, uma coordenação com a trilha sonora, um timing cômico raros de se ver. É uma pena que Hughes tenha ido tão cedo. Se fosse um desses cineastas "densos" (e chatos) seria muito mais reconhecido.

Comentários

Acho que você vai gostar dessa postagem, de um cartunista de Denver (que costumava trabalhar no falecido Rocky Mountain News e hoje é free-lancer).

Postagens mais visitadas