O próximo

Rio de Janeiro
Carro de Paulista e Dores & Amores em processo de finalização. Sem largar nenhum dos dois, já estou trabalhando no próximo projeto. E esse projeto envolve um dos maiores escritores do Brasil: Marcos Rey. Mais detalhes, adiante. Até lá, uma reflexão sobre o Rio de Janeiro.

É impressionante como esta cidade é vista de maneira extrema. Ou vemos o Rio dos milionários das novelas de Manoel Carlos, através de lindas imagens panorâmicas ao som de bossa nova. Ou vamos direto para o culto da miséria, com os filmes ambientados em favelas. As classes médias são vistas no folclore cômico dos condomínios de Copacabana.

Estive no meu bairro do coração no Rio, o Catete. Fiquei impressionado com o clima de abandono, de miséria e degradação. Triste. Não dá vontade de voltar. Torço para que o Rio consiga um dia se resolver.

Comentários

Emanuel disse…
Tanto o luxo do Leblon quanto a favela são, a seu modo e à modo da leitura que é feita desses cenários, "glamurosos". Não dá IBOPE falar daquilo que, a grosso modo seria lugar comum, como a classe média, onde o luxo e a favela vêem reflexos dos olhares que de lá se projetam para suas realidades. Não só o Rio, como outros lugares entre o Oiapoque e o Chuí precisariam ser vistos de maneira mais panorâmica e menos pontualizada. Ou você acha que em Mariana e Ouro Preto só tem Igrejas e Aleijadinho's?

Postagens mais visitadas