Europa de Trem 2010 - Capítulo 10



Repetindo: eu estava a trabalho. Tudo estava planejado para que cada dia rendesse várias páginas para a edição Europa de Trem 2010. Imprevistos não eram bem vindos. Em Amsterdam fiquei sabendo que minha viagem já marcada e reservada estava em suspense. Um desastre ocorrido semanas antes no interior da Belgica havia interrompido a linha Thalys. Se eu não pegasse aquele trem, teria que inventar uma substituição rápida para aquela viagem. 


A atendente da Thalys disse que meu trem seria o primeiro a funcionar após o acidente. Talvez. Ele foi adiado por algumas horas. Mas eu estava no trem que restabeleceu a linha. Eu já conhecia o excelente Thalys, que liga Paris, Bruxelas e Amsterdam e procura imitar uma primeira classe de avião. A viagem foi uma delícia, mas por causa dos recentes problemas o serviço de bordo deixou muito a desejar. Mesmo assim conforto não faltou.



No fim de tarde eu estava na plataforma da Gare du Nord e segui para a casa de um amigo numa excelente localização, pertinho do Boulevard des Italien, a 3 quadras das Tuileries. O tempo foi curto, mas fiz dois grandes programas em Paris. Passei uma tarde inteira me protegendo do frio no Louvre. E almocei no fabuloso Train Bleu, um lindo restaurante histórico instalado no interior da estação Lyon. 


Eu estava na fase final da viagem. Mas ainda dava tempo para um bate-e-volta no Mediterrâneo.



Fotos (c) Dagomir Marquezi 2010
O autor viajou a serviço do Guia Europa de Trem, da editora Abril. Apoio: Bergamo Turismo e Eurailpass

Comentários

Anônimo disse…
Dago
A sua narrativa lembra muito aquele seriado da tv, em que o Month Python Make Felin(nãolembro agora a grafia do nome dele) atravessa o mundo , para refazer A volta ao mundo em oitenta dia. O que interessa é que você sabe disso, que cada viagem é uma grande aventura. Como deve ser.É isto que nos fascina quando saímos de nosso ambiente, onde controlamos(ou achamos ) quase tudo.Belo relato de viagem.Esperemos os novos capítulos.
ab
joão antonio
campinas sp

Postagens mais visitadas