Luiz Gê e os tubarões voadores


Mais uma dos anos 1980. Eu trabalhava na época na revista Brasil Extra. E tinha como colega e amigo o mais completo e complexo autor de histórias em quadrinhos do Brasil - Luiz Gê. Um dia, combinamos de bolar uma nova HQ. Passei uma tarde na casa dele e quero deixar claro aqui - não fiz nada de útil. Apenas tive o privilégio de assistir um grande artista em seu processo de criação.


Naquela tarde o Luiz Gê criou o conceito e o desenvolvimento de uma história chamada Tubarões Voadores. Simples assim: tubarões voando pela cidade, arrancando cabeças, fazendo o sangue esguichar pelas ruas. A história não veio com nenhuma explicação ou justificativa artística ou ideológica. Era apenas isso - tubarões voando como se estivessem com fome nadando num aquário.


A história saiu na Brasil Extra. E o Gê foi muito generoso ao colocar nos créditos meu nome como "colaborador". Eu não fiz nada além de assistir uma aula de criatividade. Em 1984 o compositor Arrigo Barnabé (autor de Clara Crocodilo) lançou um disco chamado Tubarões Voadores, baseado na história que nasceu na minha frente, naquela tarde.

Luiz Gê

Comentários

Anônimo disse…
O Gê é realmente uma fera dos quadrinhos. Uma pena que andou meio afastado,agora retornando com este belo álbum sobre o Guarani. Lembro com muito carinho aquelas tiras dele para o Jornal da República, de um cientista maluco invadindo a cidade de S Paulo. Pouca gente sabe que TUBARÕES VOADORES saiu originalmente na BRASIL EXTRA, para depois ser musicada e virado encarte do disco homonimo do Arrigo. Eu não sabia que sua parte na parceria tinha se restringido a assistencia. Isto pode ter dado estimulo ao Gê.
ab
joão antonio
Ricardo Soares disse…
feliz ano novo impééé... compartilhei com meus seguidores no facebook, que são mais de 5 mil, esse seu texto legal sobre o Gê... grande abraço e vamos nos ver mais em 2011 pô...
Dagomir Marquezi disse…
5 mil?! Internet é coisa de impérialixta éxplorador dos povo oprimido! Obrigado pela divulgação... E feliz ano novo prá você também! E vamos nos ver logo.
Anônimo disse…
Tubrões Voadores, é também um nome de uma banda extinta de Itaboraí-RJ, mas fazia uma referêcia aos antigos Skates, que eram chamados de tubarão, e deve ter sofrido influência do livro, é a lei da causa e efeito, isso faz as coisas girarem, foda!
Abração
Alexandre
alezmoreira@yahoo.com.br

Postagens mais visitadas