Prometheus: de volta a 1983


Não perco nenhum filme dirigido por Scott Ridley. E sou fã de carteirinha da série Alien. Estava ansioso para ver Prometheus na sala IMAX. O filme se passa em 2093, mas para mim foi como uma volta a 110 anos antes.


Em 1983 uma série de fatores (ou sincronicidades) fez com que eu me especializasse num assunto cativante: a possível intervenção de extra terrestres no desenvolvimento da humanidade. Depois de ler uma pilha de livros sobre civilizações antigas e tradições religiosas, escrevi Os OVNIS na História, uma edição especial da revista Planeta


Essa visão alternativa da História foi popularizada pelo suiço Erich Von Doniken com o best-seller Eram os Deuses Astronautas? É uma questão fundamental, registrada em civilizações que nunca tiveram contato direto, no tempo e no espaço. O assunto foi meio esquecido. Mas agora ressurge com Prometheus e suas possíveis sequencias.


Prometheus acaba com mais perguntas que respostas. Segue basicamente a mitologia resumida na edição especial de Planeta: a de que extra-terrestres passaram por aqui (há milhares de anos atrás) para forçar o avanço dos humanos usando engenharia genética. Mas que parte deles se rebelou contra o comando central. E a experiência fugiu ao controle. 




Para ler OVNIs na História, clique neste link.

Comentários

Postagens mais visitadas