Rio ÷ 20: a necessidade de reciclar


Eu estou envolvido com o ambientalismo há 30 anos. E nunca vi tanto desânimo quanto agora, com essa Rio+20. Até os militantes mais fanáticos estão cansados da mesmice. Gasta-se uma fortuna para reunir governos e ONGs numa determinada cidade. É um ritual. Especialistas fazem previsões catastrófica em linguagem incompreensível e exigem atitudes dos governos. Governos dizem que não podem prejudicar o desenvolvimento da economia.


Eu sempre me identifiquei com uma causa paralela ao ambientalismo: o direito dos animais. Ela tem objetivos mais simples, menos contaminada com a política convencional. O cidadão comum não liga muito para conceitos pomposos como "sustentabilidade" ou "biomassa". Mas pode se solidarizar com um tigre se humanos estiverem destruindo seu habitat.


Dou todo meu apoio a causas ambientalistas. Voto em candidatos ligados à causa. Para mim ela é prioritária, junto com a defesa dos animais. Só acho que esse modelo de atuação grandiosa tipo Rio+20 se esgotou.

Comentários

Me identifico com esse desanimo; há pouco declinei um convite dizendo para minha filha que passei a bandeira para ela, para os jovens.

Postagens mais visitadas