As 3 Leis dos Robôs, 62 anos depois


Existem 3 leis básicas para os robôs. Elas foram criadas pelo escritor russo (naturalizado nos EUA) Isaac Asimov (1919-1992). Em 1950 Asimov reuniu 9 contos escritos na década anterior e lançou o hoje livro clássico da ficção científica Eu, Robô. (Que inspirou o filme de 2004 com Will Smith).


O livro se passa no Século 21. Seu tema é a ética na robótica. Em meio século, segundo Asimov, os robôs seriam tão avançados que agiriam independentemente dos homens que os criaram. Seriam necessárias então as tais 3 Leis da Robótica: 1) um robô não pode ferir um ser humano ou, através da omissão, permitir que um humano seja ferido. 2) um robô deve obedecer as ordens dadas pelos seres humanos, a não ser quando essas ordens possam conflitar com a Primeira Lei. 3) Um robô deve proteger sua própria existência desde que essa proteção não conflite com a Primeira ou Segunda Leis.




62 anos depois do lançamento de I, Robot, a revista Economist lança uma edição com a seguinte chamada de capa: "Ensinando robôs o certo e o errado". Não é mais a ficção, mas a realidade atual. Máquinas e circuitos estão exercendo cada vez mais atividades humanas. Eu, que nasci 3 anos depois do livro de Isaac Asimov, cresci vendo filmes e seriados mostrando robôs assassinos. Eram sempre os vilões e davam muito medo. Hoje essa imagem mudou bastante. E do jeito como estão certos humanos, os robôs parecem cada vez mais confiáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas