Meu parceiro Jo


Ilustrações: Jo Fevereiro

Eu sou daqueles escritores que gostariam de saber desenhar. Por isso admiro tanto os ilustradores que fazem uma boa parceria comigo. Jo Fevereiro é o caso perfeito. Sempre admirei seu estilo meio realista, meio caricatural. Jo é um dos mais completos, capacitados e estilosos artistas gráficos do Brasil, hoje. Ele tinha ilustrado meu livro O Ocidente Vermelho (que você pode ler clicando aqui). Reproduzo abaixo algumas das ilustrações que ele fez para artigos meus na revista VIP por volta de 1999.


Eu era muito provocador nessa época. Comprava polêmica no atacado. Essa ilustração acima foi para um artigo sobre o "cinema cabeça" no Brasil. Invertemos uma famosa frase de Glauber Rocha e ele desenhou um desses gênios do cinema nacional para intelectuais com uma câmera na cabeça e uma cabeça na mão.

Essa ilustração é um complemento à anterior. Neste artigo eu declarei o direito de gostar de cultura pop sem ter que dar satisfação a intelectuais esnobes. O destaque ficou para os 3 Patetas, mas aparecem também o Chapolin Colorado e um Godzilla fechado a zipper.

Ilustração para minha matéria "Sexo Selvagem". Nele, eu comparo o comportamento de diversas espécies animais com a dos homens. E o Jo desenhou como se trabalhasse para um livro didático om um toque de malícia. Para ler o artigo completo (com as ilustrações do Jo), clique aqui.

Jo Fevereiro

Comentários

Unknown disse…
Valeu a homenagem, meu velho amigo e parceiro. Periga eu ter um acesso de autoestima exacerbada, mas nada que uma boa camisa-de-força não ajude a controlar. Abração meu caro!

Postagens mais visitadas