Por baixo

Ontem eu desci do ônibus na porta da editora Abril e encontrei o edifício sendo evacuado. As obras da futura estação Pinheiros do metrô tinham acabado de desabar, duas quadras adiante. Foi um dia difícil. E eu já sei quem é o culpado pelo acidente.

O culpado é, digamos, a sociedade brasileira. O metrô paulista deveria ter sua rede instalada há uns 50 anos atrás. Não só a paulista, como a carioca etc. Mas o Brasil fez a "esperta" opção pelos carros particulares como meio de transporte. Todos nós de um jeito ou de outro não fizemos muita coisa para mudar essa situação.

E quem disse que ia ser fácil abrir um túnel debaixo de uma das regiões urbanas mais
movimentadas do país, ao lado de um rio transformado em mega-esgoto? Dou todo apoio a essa expansão do metrô de São Paulo, mesmo sabendo que mais acidentes podem acontecer. E bem perto de mim.

Uma das cenas mais simbólicas dessa situação foi captada hoje sem querer por uma das câmeras a bordo de um helicóptero. As avenidas marginais estavam congestionadas pelo acidente. Centenas de carros, caminhões e ônibus paralisados. E o trem urbano rodando livre entre eles.

Comentários

Postagens mais visitadas