O candidato e seu "medium"


Na metade de julho eu não sabia nem que existia uma cidade chamada São José dos Pinhais no Paraná. Mais para o fim do mês fui convocado a trabalhar na campanha de Rocha Loures à prefeitura da tal cidade. Caí de paraquedas. E dia a dia fui aprendendo sobre SJP e seu candidato. Como editor de suas páginas no Facebook, passei a escrever em nome dele.

"Sou seu Chico Xavier", disse uma vez ao doutor Rocha Loures. Eu tinha que escrever pensando como ele escreveria. Para isso, tinha que ser muito coerente com ele. O momento mais memorável aconteceu numa sala do comitê quando pedi ao candidato uma entrevista sobre seus gostos e atividades pessoais. Sendo um homem de sofisticada formação cultural, começamos no nível de Lao-Tsé, Krishnamurti, Machado de Assis, Winston Churchill. Mas eu endureci o interrogatório. E o candidato começou a dizer coisas que talvez nunca tenha falado a ninguém. Como o fato de se divertir com os filmes dos 3 Patetas.

Depois de 70 dias em São José dos Pinhais, voltei para São Paulo. Daqui acompanhei a apuração e soube que Rocha Loures tinha chegado em segundo lugar. Foi um grande feito numa campanha arriscada, ousada e muito profissional. Saí de lá admirando muito este empresário de sucesso, um dos mais importantes líderes empresariais do Paraná. E desejando tudo de melhor para um homem tão ousado, bem preparado e surpreendente.


Comentários

Postagens mais visitadas