Filme cult # 1: Privilégio (1967)
Perdi a conta de quantas vezes assisti Privilege quando o filme britânico foi lançado nos circuitos "alternativos" em 1967. Sua figura central era um cantor pop, Steve Shorter (Paul Jones), manipulado para render muito dinheiro e manter a juventude conformada. Nunca consegui comprar esse filme em VHS, DVD ou Bluray. Ele sempre foi uma vaga lembrança.
Agora descubro que ele está na íntegra no YouTube. E eu pude voltar ao escurinho do cine Bijou para ser enfeitiçado por essa fantasia de novo. Visto 47 anos depois, Privilege mostra que é um apenas um panfletão contra "o sistema". O protagonista passa o tempo todo se sentindo mal, cercado por empresários cruéis, manipuladores políticos e a elite da igreja católica.
Embora não possa ser levado a sério nos dias de hoje, Privilégio tem sua magia. O diretor Peter Watkins cria caricaturas (especialmente dos grotescos vilões) que parecem saídos de um filme de Federico Fellini. E algumas músicas são realmente bem boas. Outra grande atração para um adolescente de 14 anos como eu era a bela modelo-atriz Jean Shrimpton, a única personagem "humana". Aqui está a versão integral de Privilégio (sem legendas):
Comentários