Eu sou grato a 2020

 


Cansei de ver gente dizendo que 2020 já vai tarde, que foi o pior ano de todos os tempos etc. Discordo.

Sim, houve uma pandemia cuja origem e responsabilidade pouca gente parece se interessar em saber. Essa pandemia trouxe muitos problemas à saúde de muita gente, e mortes que devem ser lamentadas. Mas criou também um culto sombrio a um vírus, que passou a ser o senhor das ações e pensamentos de tanta gente.

Na minha opinião, essa crise - que foi e continua sendo muito grave - trouxe mudanças positivas nas relações de trabalho, acelerou nosso desenvolvimento tecnológico, levou a pesquisa médica a novos patamares, enterrou práticas e situações que já estavam agonizantes. 2020 foi um ano dramático, mas também exigiu o amadurecimento de gente que se acomodou pelo caminho.

Nem todos souberam aproveitar esse momento. Conheço várias pessoas que estão trancadas em casa desde março. Não produzem nada, não se aperfeiçoam. Apenas sentem medo e destilam ódio ideológico. Geralmente têm condições financeiras para poder se dedicar ao ócio e à melancolia.

Eu sou grato a 2020. Tive um ano cheio de trabalho e repleto de experiências que só me enriqueceram e criaram perspectivas. Acredito que mesmo nas piores situações existem coisas para se aprender e trabalho a fazer. Não espero que me convidem para ser produtivo.

Este ano cumpri os cuidados básicos (máscara e distanciamento social). Mas não deixei de fazer nada. Até viajei a trabalho. Quero levar essa determinação e essa vontade de viver para todos os anos que me restam. Sou grato pela minha saúde, da qual eu cuido com responsabilidade. E pretendo atravessar o novo ano olhando para frente e aproveitando cada dia.

Desejo um excelente 2021 a você que está lendo essa mensagem.

Comentários

Postagens mais visitadas