De volta a 1997

 

São Paulo SP

Trecho do meu "Diário de Informática" escrito em 1997. Hoje serve como um documento histórico:


estacionar

Mal comparando, a função PARK num computador pode ser comparada a um velho toca-discos de vinil. O disco rígido é lido por uma “cabeça” magnética que flutua sobre o disco. Na hora de transportar sua CPU, a cabeça magnética pode eventualmente se chocar com o disco, prejudicando os dois. É preciso travar o braço de leitura, como se travava o braço da “vitrola” na era do vinil. Até um certo tempo atrás, essa “trava” tinha que ser pedida mas os modelos mais novos realizam o park automaticamente. 

Ethernet

Rede local de alta capacidade para computadores pessoais desenvolvido em 1976 por Bob Metcalfe e David Boggs na PARC (v.) da Xerox. Também atende pelo apelido de IEEE 802.3. Alguns o consideram meio ultrapassado, outros garantem um grande futuro para a Ethernet. A palavra aparentemente vem de Éter, um velho apelido para meio de transporte de ondas elétricas. 

Ética

Sendo um meio tão livre e poderoso, o computador sempre precisou de um código de comportamento para seus usuários. O Dictionary of Computer ans Internet Terms sugere um código básico de comportamento:

  1. “As pessoas tem as mesmas responsabilidades legais e éticas quando estão usando um computador do que em qualquer outro período de tempo”. 

  2. “As pessoas são responsáveis pelo que fazem com os computadoresd”.

  3. “Algumas das informações armazenadas num computador são particulares e confidenciais e não podem ser violadas”

  4. “Comunicação eletrônica não é garantia de privacidade”. A não ser que você use algum dos modos seguros de transmissão de data. 

  5. “Usuários devem respeitar copyrights e licenças de uso”. 

  6. “Programadores e fabricantes têm obrigações com seus clientes”. 

Dicionário de Informática 1997 está à venda pela Amazon. Disponível gratuitamente para assinantes Kindle Unlimited.

Comentários

Postagens mais visitadas