Renira continua dançando

São Paulo SP

Em 2018 eu já estava embalado na minha vida de biógrafo. O casal de amigos Rogério Naccache e Glaucia Almeida então me propôs um novo desafio. Eles me contaram que uma senhora de Caraguatatuba chamada Renira Correa da Costa estava querendo escrever a história de sua vida.

O desafio estava no fato que Renira não era uma pessoa "famosa", mas uma dona de casa, viuva. Eu achei fascinante a ideia de escrever a história de uma pessoa "comum". E a partir daí desenvolvi o conceito de que todo mundo sem exceção poderia escrever sua própria biografia. Todo mundo tem uma história para contar.

Passei a descer uma vez por mês até Caraguatatuba, que fica no litoral norte do estado de São Paulo. Ia até a casa de Renira e era recebido por uma deliciosa mesa com café, torradas e docinhos. E então Renira contavaos detalhes de sua vida, sempre com muito otimismo, mesmo em momentos terríveis - como quando seu marido ficou cego.

Mês a mês fui montando sua história, tendo como tema a sua paixão pela dança. Em 2019 o livro foi publicado com o título "Dançando com a Vida", e o dinheiro de sua venda foi revertido para obras de caridade. Na semana passada, quando eu estava ainda comemorando o lançamento de uma nova biografia (a do doutor Paulo Grimaldi) soube que Renira  havia partido no último dia 3. Fiquei triste, claro, pois a Renira era uma mulher alegre e íntegra e passamos ótimos momentos ao redor do café com torradas e meu gravador nas tardes de Caraguá.

Ela se foi. Mas felizmente sua vida continua dançando para seus descententes, registrada num livro produzido com muito carinho.

Renira e eu no dia do lançamento do livro
em Caraguatatuba, 24 de maio de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas