Capitão América & Francisco Cuoco
Em 1981 eu estava muito decidido a me tornar um roteirista de TV. Nesse ano - não me lembro dos detalhes - surgiu uma reunião com candidatos a roteirista para a Globo. O grupo se reuniria com nosso diretor de TV mais vanguardista e experimental da época, Valter Avancini. E descobri que, apesar da fama, Avancini era um dos caras mais honestos e humildes que apareceram na minha carreira de TV,
Ele queria fazer uma renovação entre os criadores de uma série chamada Obrigado, Doutor. Era uma tarefa complicada, pois a série era uma das mais conservadoras da Globo. Seguia a linha "séries de médicos", como classicos Dr Kildare ou Ben Casey: o doutor Fernando (Francisco Cuoco) tinha um consultório numa cidade de interior chamada Andorinhas e tinha como parceiras uma enfermeira (Cristina Santos) e uma freira (Nicete Bruno).
Como modernizar isso? Nessa reunião, sugeri ao Avancini uma série de ideia que eu tive a partir de uma revista do Capitão America. Na revista, Steve Rogers se enchia da vida de super-herói, comprava uma moto e saia pelo mundo em busca de aventuras. Ele topa com uma gangue de motoqueiros chamados Satan's Angels que provoca arruaça num show de rock ao ar livre.
Meu roteiro (em parceria com Flavio Del Carlo e Luciano Ramos) foi gravado, com direção do Avancini. E, para um roteirista novato, até que não ficou ruim. Gravei o episódio numa fita VHS que ficou esquecida por décadas. Até que eu pedi para um amigo digitalizar e coloquei no meu canal de YouTube.
No episódio, está acontecendo um show num clube de uma cidade vizinha. O playboy da cidade, filho do delegado, acha que sua namorada está paquerando o cantor da banda visitante. Sai uma briga, o cantor é ferido, e o doutor Fernando é chamado para atender o caso, com a tensão na cidade aumentando cada vez mais.
Só agora, através do site da Marvel, eu descobri (em formato digital) a revista (número 128) que me inspirou a escrever esse roteiro. Eu passei longe de cometer um plágio, mas é evidente a influência dessa história escrita por Stan Lee e desenhada por Gene Colan em 1966. Steve Rogers pensa até em queimar o uniforme do Capitão América. E pela primeira vez, que eu me lembre, não enfrenta um super-vilão, mas apenas um grupo de jovens estupidos.
Comentários