39 dias no ar
Imagem: coleção do autor / Gemini IA
Essa foto acima, tirada em algum momento de 1966 me mostra vestido de Illya Kuryakin, o agente da UNCLE, prestes a embarcar para o meu primeiro voo. (A foto foi corrigida, colorida e acidentalmente modificado pela IA Gemini).
O avião é um Aero Commander 500 a serviço da empresa Camargo Correia. Esse carinha ao meu lado é meu amigo Ricardo Pinto e Silva, mais conhecido como "Boi". O pai dele era na época engenheiro trabalhando nas obras de construção da represa de Itaipu e nos convidou a ficar em Urubupungá por três dias. Nosso colega William Waack também estava nesse voo e tirou a foto.
Fomos de trem e van. Voltamos nesse Aero Commander, e para um cara como eu, que nunca tinha voado e já era fissurado por aviação, foi um dia inesquecível. Como se não bastasse a emoção, o piloto ainda avisou que não tinha copiloto, e que eu poderia me sentar no seu lugar. Meu primeiro voo já foi no comando.
Demorei para voar de novo. Em 1976 fiz meu segundo voo, para Santiago do Chile. Comecei a anotar os detalhes de cada um deles. Perdi algumas poucas anotações, mas consegui manter esses dados em planilha por décadas. Depois, passei a usar o excelente programa de registro do site FlighRadar24. Ontem atualizei com meu voo para Buenos Aires:
O mapa mostra por onde eu fui. Claro que a maior parte dos vôos foi no Brasil mesmo, e mais especificamente na ponte aérea São Paulo-Rio, quando trabalhava na rede Manchete. A soma me dá orgulho: 549 voos desde 1976, 627.927 quilômetros voados, 943 horas de voo. Já fui à Lua, voltei e estou na metade do caminho de ida de novo. Se os voos fossem contínuos, eu estaria há mais de 39 dias no ar. Ainda me falta um pouso na África.
39 days in the air
This photo above, taken sometime in 1966, shows me dressed as Illya Kuryakin, the agent of U.N.C.L.E., about to board my first flight. (The photo was corrected, colorized, and accidentally modified by the Gemini AI).
The plane is an Aero Commander 500 operated by Camargo Correia. This little guy next to me is my friend Ricardo Pinto e Silva, better known as "Boi." His father was an engineer at the time working on the Itaipu Dam construction and invited us to stay in Urubupungá for three days. Our colleague William Waack was also on this flight and took the photo.
We went by train and van. We returned in this Aero Commander, and for a guy like me, who had never flown and was already obsessed with aviation, it was an unforgettable day. As if the excitement weren't enough, the pilot even announced that there was no copilot and that I could sit in his seat. My first flight was already in command.
It took me a while to fly again. In 1976, I took my second flight, to Santiago, Chile. I began recording the details of each one. I lost a few notes, but I managed to keep this data in a spreadsheet for decades. Later, I started using the excellent logging program on the website FlighRadar24. Yesterday, I updated it with my flight to Buenos Aires:
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