Juscelino Kubitschek 2014


Uma das grandes marcas deste ano que está acabando foi o início de operações da BioBooks com o livro Juscelino, uma obra coletiva. Estou lendo e escrevendo sobre JK há meses. O livro vai ser lançado no início de 2012. 


Quando JK governou o Brasil, entre 1956 e 1961, eu era uma criança dos 3 aos 8 anos. Não me lembro de nada sobre o então presidente. (Na verdade minha primeira lembrança política foi a tomada do poder pelos militares em 1964). Reconheço que sabia pouca coisa sobre Juscelino, até agora.


Quanto mais li sobre JK, mais passei a gostar dele. Mais me orgulhei de ter tido um estadista desses no Brasil. E mais me envergonho dos tempo que estamos vivendo, 35 anos depois de sua morte.  Os erros que ele cometeu eram inevitáveis na segunda metade da década de 1950. Quando sair o livro, o leitor vai ter um belo retrato (especialmente iconográfico) do "presidente bossa-nova". Que nasceu pobre, mas isso não o impediu de ler "quase todos os livros da biblioteca pública de Diamantina". Culto,  sedutor, bom administrador, faraó do século 20, visionário, aventureiro, corajoso, equilibrado, elegante, defensor intransigente da liberdade. 


Por enquanto é meu candidato a presidente para 2014.


Comentários

Marco Otavio Baruffaldi disse…
Eu assino a ficha de filiação dele!
Marco Otavio Baruffaldi
Dagomir Marquezi disse…
Anotado, Baruffaldi! Abraço.

Postagens mais visitadas