Nossa biografia automática na Linha do Tempo Facebook


Eu já critiquei muito o Facebook, inclusive na minha coluna da revista Info pelo fato do site não mudar, jamais. Estava visualmente congelado. E seu serviço permaneceu praticamente idêntico por anos, apesar dos milhões de usuários e de tantos bilhões de dólares.


Agora, o Facebook mudou. E para bem melhor, me parece. O usuário pode por exemplo colocar uma grande imagem de abertura, o que quebra a mesmice visual de antes. Mas o conceito mais revolucionário (e intrigante) é o Timeline. 


A Linha do Tempo usa qualquer forma de registro para criar uma espécie de biografia automática do usuário. Imagens,  comemorações, amizades, acontecimentos pessoais, um livro que você lê, um filme que assiste, um nascimento, um velório, tudo vai sendo organizado em ordem cronológica. 


É um ótimo instrumento de reflexão pessoal. Você se enxerga numa linha do tempo que vai de "nascimento" até "agora". Se eu clicar em 1962 por exemplo, vai aparecer essa minha foto com 9 anos de idade em frente ao mapa-mundi. Aquela barra azul subdividida, avançando cronologicamente de baixo para cima é a lembrança de que um dia qualquer, às vezes sem aviso, essa linha acaba.



Meu novo endereço no Facebook: https://www.facebook.com/dagomir.marquezi

Comentários

joyce Pretah disse…
o facebook é uma rede social interessantíssima,né? Conheci bons amigos através dele,assim como tbm conheci bons artistas e expresso minha opinião para gente com a qual me identifico....Sem fuxicos a lá Orkut .... Ainda não me rendi à Timeline... estou pensando.... Vamos ver se eu me acostumo ...

Postagens mais visitadas