O Comandante faz 104 anos


Ian Fleming faria 104 anos hoje se não tivesse morrido em 1964 com apenas 56 anos. Foi justamente no momento que James Bond se começou a se tornar um fenômeno da cultura pop global. 


Eu nasci no mesmo ano em que James Bond apareceu pela primeira vez (no livro Casino Royale): 1953. E desde lá me tornei um dos mais entusiasmados "bondólogos" do Brasil. Estou desenvolvendo um projeto de longo prazo sobre esta figura única que é Ian Fleming e sua obra que se nega a sair de moda há meio século. 


Em agosto chega às livrarias brasileiras Carte Blanche, o novo romance com o agente 007 escrito por  Jeffery Deaver. Para outubro está marcado o lançamento de Skyfall, o novo longa da série. Além disso o cineasta Duncan Jones anunciou que começa a filmar ainda em 2012 um filme biográfico de Ian Fleming. Que também foi um espião a serviço de Sua Majestade. 


Como bondmaníaco, eu tive a suprema honra de conhecer por dentro Goldeneye, a casa em Oracabessa (Jamaica) onde Fleming escreveu todos os livros de James Bond. Seus 14 volumes foram escritos no quarto da janela à esquerda na foto acima. Lá está preservada a mesma escrivaninha, junto à mesma veneziana. Os detalhes dessa visita (e a história do escritor) estão na edição de janeiro de 2012, ainda encontrada no aplicativo da revista VIP no iPad.


Incluídos na matéria estão dois clipes que eu gravei na Jamaica. Um deles está aqui, em homenagem aos 104 anos do Comandante Fleming.

Comentários

Postagens mais visitadas