24 - a série "'queijo suíço"
O melhor que 24 nos oferece é seu mecanismo narrativo ousado e original. A ideia de recriar um dia em tempo (mais ou menos) real leva a um exercício interessante de criação. Mas esse mecanismo narrativo é também seu maior problema: 24 se pretende realista. É difícil imaginar uma realidade onde tudo aconteça o tempo todo daquela forma, em extrema intensidade. Por funcionar assim, 24 se tornou artificial e motivo fácil de paródias. Ao mesmo tempo, criou uma legião de fãs que querem imaginar um mundo onde a adrenalina é bombeada o dia inteiro sem descanso ou reflexão.
Segundo seu verbete na Wikipedia, “a ideia da série foi do produtor executivo Joel Surnow, que concebeu uma temporada com 24 episódios. Ele discutiu pelo telefone com o produtor Robert Cochram, que inicialmente respondeu: ‘Esqueça, essa é a pior ideia que eu já ouvi falar. Nunca vai funcionar e é muito difícil’”. Mas no dia seguinte, Surnow e Cochram se encontraram numa lanchonete de Los Angeles, e discutiram o conceito: a série usaria o formato de tempo real para criar tensão dramática como uma corrida contra o relógio. Seriam 24 episódios por temporada, cada episódio retratando uma hora de um único dia.
Jack Bauer enfrenta tantas crises simultâneas que tendemos a nos divertir - mas não a nos envolver. O que vemos é um jogo, um truque narrativo, não uma tentativa de reprodução da realidade. Essa primeira de 24 horas na vida de Jack Bauer não pode ser levada a sério. A série ganhou mais prestígio e audiência pelo seu conceito do que pela qualidade do script.
“Existem dois tipos de gente que vêem 24: os que gostam de queijo suíço e os que não gostam. Que outra série dramática – as que se levam a sério, pelo menos – tem tantos furos? Credibilidade é algo que você supostamente deve esquecer enquanto acompanha a ação sem descanso. Furos na trama? Na lógica? Furos grandes o suficiente para que neles trafegue o trem da plausibilidade? Sim, isso é 24. (…). Sonolento? Entediado? Então deixe Kiefer Sutherland, como o perpetuamente incomodado Jack Bauer, acelerar sua pulsação. (…) E, mesmo assim, 24 deu certo porque é única: – uma história contada em tempo real, uma temporada inteira que dura um único dia de 24 horas. Isso permitiu aos roteiristas e produtores o malabarismo com muitos pratos ao mesmo tempo. O agente especial de contraterrorismo Bauer corre por Los Angeles nessa primeira temporada sem dar nem uma paradinha para ir ao banheiro”.
Tim Goodman (San Francisco Gate)
24 - the "Swiss cheese" series
The best thing 24 offers us is its bold and original narrative mechanism. The idea of recreating a day in (more or less) real time leads to an interesting creative exercise. But this narrative mechanism is also its biggest problem: 24 is intended to be realistic. It is difficult to imagine a reality where everything happens all the time in that way, with extreme intensity. Because it works like this, 24 has become artificial and an easy subject for parodies. At the same time, it has created a legion of fans who want to imagine a world where adrenaline is pumped all day long without rest or reflection.
According to its Wikipedia entry, “the idea for the series came from executive producer Joel Surnow, who conceived of a season with 24 episodes. He discussed it over the phone with producer Robert Cochram, who initially responded: ‘Forget it, that’s the worst idea I’ve ever heard of. It will never work and it’s too difficult.’” But the next day, Surnow and Cochram met at a Los Angeles diner and discussed the concept: the series would use the real-time format to create dramatic tension like a race against the clock. There would be 24 episodes per season, each episode depicting an hour of a single day. Jack Bauer faces so many simultaneous crises that we tend to be entertained—but not engaged. What we see is a game, a narrative trick, not an attempt to reproduce reality. This first 24 hours in Jack Bauer’s life cannot be taken seriously. The series gained more prestige and audience for its concept than for the quality of the script.
“There are two types of people who watch 24: those who like Swiss cheese and those who don’t. What other drama series—the ones that take themselves seriously, at least—has so many holes? Credibility is something you’re supposed to forget about as you follow the action relentlessly. Holes in the plot? In the logic? Holes big enough for the plausibility train to run through? Yep, that’s 24. (…). Sleepy? Bored? Then let Kiefer Sutherland, as the perpetually annoyed Jack Bauer, get your pulse racing. (…) And yet, 24 succeeded because it is unique: – a story told in real time, an entire season that lasts a single 24-hour day. This allowed the writers and producers to juggle many plates at once. Counterterrorism Special Agent Bauer races through Los Angeles in this first season without even taking a bathroom break.”
Tim Goodman (San Francisco Gate)
24 is one of the series analyzed in 50 Pilots - the art of starting a series. For sale at this link on Amazon (in Portuguese).
Comentários