A dupla tragédia da rede Manchete


Passei alguns dos melhores anos da minha vida profissional na rede Manchete entre as décadas de 1980 e 1990. Durante muitos anos eu viajei todas as semanas para o Rio e me hospedei no hotel Novo Mundo para escrever os programas Milk Shake e Clube da Angélica. Além de projetos de novela e minissérie que - por causa da deterioração da empresa - foram adiados para sempre. E sem contar a novela Helena (1987), escrita em parceria com Mario Prata e Reinaldo Moraes.

O site Na Telinha publicou uma matéria que lembra que em maio de 2019 completam-se 20 anos da derrocada final da rede, que havia entrado no ar no dia 5 de junho de 1983. A boa matéria investigativa revelou que a dívida da rede Manchete chega a 600 milhões de reais. E está difícil acertar um acordo na confusa situação administrativa em que a empresa se encontra.

A segunda tragédia é que o acervo de fitas da Manchete - uma valiosa parte da memória brasileira - está sendo destruída por desleixo e más condições de armazenamento. Nós todos sabemos como os brasileiros costumam tratar sua própria história.

Shows, novelas, séries, programas jornalísticos, humorísticos, musicais, tudo isso está virando bolor e pó. E para registros históricos vale a mesma lei que usamos para os animais - a extinção é para sempre.

Eu gravei o que pude dos programas onde trabalhei. E vou colaborar para a preservação histórica disponibilizando alguns desses registros no YouTube. 

Comentários

Postagens mais visitadas