Filme # 1702: Wings

"Asas" ficou famoso por ter sido o primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Ainda que a categoria não fosse exatamente essa.

O filme é de 1927, e - acredite se quiser - suas cenas de batalha aérea são consideradas entre as melhores da história do cinema - até hoje! Eu assisti e é realmente muito impressionante comparar Wings com, por exemplo, Top Gun, aquele filme do Tom Cruise produzido 60 anos depois.

Claro que técnicamente, tudo melhorou. Mas Wings compete pau-a-pau (e ganha algumas vezes) em matéria de linguagem cinematográfica. Top Gun foi um enorme sucesso na década de 1985, mas tudo o que tem no filme de Tom Scott (escrito por Jim Cash e Jack Epps Jr) tem também em Wings: as tomadas subjetivas dos aviões, truques com efeitos especiais, o "balé" dos aviões, etc.

A história envolve dois amigos apaixonados pela mesma garota (a muito interessante até hoje Clara Bow) que treinam, lutam na Primeira Guerra e são vítimas de uma tragédia. Foi escrita por Hope Loring e Louis D. Lighton e dirigida por um ex-piloto de guerra, William A. Wellman, que comandou grandes clássicos do cinema americano, como A Star is Born (1937), Beau Geste (1939) e The Ox-Bow Incident (1943) .

Comentários

Postagens mais visitadas