Ler X Ver

Eu sempre achei uma bobagem essa história de que ler um livro é superior a assistir um filme. Isso prá mim é preconceito. Cada midia na sua. Assistir um episódio de série de TV pode ser uma experiência mais profunda que ler um livro "erudito", mas vazio.

Eu sou um tele-cine-maníaco, mas adoro ler desde minha infância no reino de Monteiro Lobato. Mas faz tempo que eu não fico tanto tempo sem assistir um filme. Fui tomado pelo fascínio de ler TODA a obra de Ian Fleming, o autor de James Bond. Livro atrás de livro. Já tracei Casino Royale, Live and Let Die, Moonraker, Diamonds Are Forever, From Russia With Love e Goldfinger. Estou agora na coleção de contos For Your Eyes Only, mais ou menos na metade da obra.

Eu não apenas leio, como escrevo um resumo de cada um dos livros. Pode parecer trabalho de escola, mas vira uma longa narrativa como se Fleming tivesse escrito um único longo e fascinante livro.

Comentários

Anônimo disse…
Oi! Também sou dessa tua teoria! São artes completamente diferentes que não podem ser comparadas! Cada uma com seu sabor. Adorei teu blog e vou voltar aqui mais vezes. No mais, muito obrigada por me apresentar ao "google/analytics", na última edição da Info! Quando iniciei um blog... lá por 2001, usava o Sitemeter, mas nunca gostei muito. Beijão e sucesso pra ti!
Anônimo disse…
Também concordo com sua "teoria", Dagomir. Há beleza e conhecimento (e feiura e babaquice)em qualquer mídia. Como complemento do que você disse, há os contra qualquer obra de entretenimento; os que acham que não é possível achar um filme do Bergman maravilhoso e ser fissurado por 007, só pra dar 2 exemplos aleatórios. Acho que a vida (nossa, fui fundo agora!!!) é feita de complementaridades. E a "arte" (conceito chato...) feita de complementaridades de mídia, estilos, etc, etc, etc...
Abraço

Postagens mais visitadas