Mais duas músicas no meu álbum virtual: Zappiana # 1 e Surround Sound Demonstration


As duas próximas músicas do meu álbum virtual são completamente diferentes uma da outra. Uma foi uma homenagem voluntária ao meu grande ídolo Frank Zappa. A outra é uma das minhas experiências como DJ caseiro. Detalhes:


Herzl Ensemble - Zappiana # 1
"Herzl Ensemble" é o nome pomposo que a gente dava às experiências musicais no apartamento do Lu Gomes - que morava na época na rua Theodor Herzl, no bairro do Sumaré. Na época ele tinha um programa no computador que permitia compor músicas diretamente na pauta em branco. Então o Lu, o Roberto Navarro, o Rene Decol e eu começamos a preencher a pauta com notas mais ou menos aleatórias, mais preocupados com o desenho que ela formava do que com a música em si. Quando ouvimos o resultado, ficou (com toda a modéstia do mundo) parecendo uma das composições instrumentais semi-atonais do Frank Zappa.  Se o Villa-Lobos tinha composto as Bachianas Brasileiras, porque a gente não podia criar uma "Zappiana"? Essa foi a primeira. E única. Produção de 1987 aproximadamente. Para ouvir Zappiana # 1 clique aqui.


Mister Groove - Surround Sound Demonstration
Já "Mister Groove" é minha identidade "secreta" como DJ. "DJ" lembra sempre um sujeito mexendo em discos numa pista de dança. Meu método era outro. Eu montava músicas com samplers de um programa chamado e-Jay. E preenchia a música com sons tirados de filmes, programas de TV e outras fontes eminentemente pop. Neste caso eu usei um daqueles discos de teste de sistema de som onde um narrador fica dizendo coisas como "agora minha voz deve sair apenas da caixa direita". A música tem um tom meio caribenho, e eu não sei definir que ritmo é esse. Produção de 1993 aproximadamente. Para ouvir Surround Sound Demonstration, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas