Quando a lua estiver na sétima casa
Em julho de 1984 eu me propus a escrever outra edição especial da Planeta, depois de OVNIs na História. O tema seria a chamada era de Aquário, esperada para a virada do milênio, que se aproximava. Foi um trabalho muito interessante para mim. A pesquisa que realizei me ajudou a amadurecer minha visão de mundo. Passei a olhar a realidade com a ajuda de um novo ponto de vista.
Na minha opinião, OVNIs na História ficou melhor, mais coeso e objetivo. Era de Aquário saiu meio fragmentado. Escrevi sobre ufologia e os festivais de rock. Tem até uma entrevista que vergonhosamente beira o anti-semitismo. O melhor capítulo para mim foi aquele que eu escrevi sobre um livro da americana Marilyn Ferguson chamado A Conspiração Aquariana. Ferguson mostrava que a tal nova era representaria uma mudança radical em vários aspectos da nossa vida, como a alimentação, o ambientalismo, a medicina, a política, etc. Nem é preciso dizer o quanto a autora foi profética em muitos sentidos.
Na época da publicação, o diretor Eduardo Araia me pediu que deixasse um espaço da revista reservado para um capítulo sobre comunidades alternativas, escrito por Paulo Coelho. Na época o Paulo era ainda mais conhecido como o parceiro de Raul Seixas. Cinco anos depois se tornaria um fenômeno editorial com O Alquimista. Era de Aquário seria a primeira (e mais involuntária) de nossas três parcerias.
Para ler Era de Aquário no Scribd clique aqui.
Comentários
Eu comprei na época esta revista, e gostei(ainda gosto) da maneira como abordou o assunto. Também curto os trabalhos jornalisticos do Paulo. Uma pena que ele não deixe reeditarem seu primeiro livro ARQUIVOS DO INFERNO. Um livro bastante borgeano(o mago escritor arrgentino).
abraço
joão antonio